Dra. Gisele Zanato | Cirurgia Plástica - CRM: 10422

Abrir Menu Mobile

Cirurgia Plástica

Lipoaspiração

A lipoaspiração é um dos procedimentos mais procurados e mais realizados em cirurgia plástica. Pode ser realizada em diversas áreas do corpo e tem como principal indicação o tratamento de gordura localizada e melhora do contorno corporal, não devendo ser utilizada com o intuito de promover emagrecimento.

A lipoescultura de contorno corporal é um procedimento onde se retira gordura de locais indesejados, como cintura, abdome, raiz da coxa, e injeta-se em outras a fim de dar um novo contorno ao corpo, uma nova silhueta. Com essa tática, conseguimos corrigir depressões, realizar aumento de volume glúteo e também preencher regiões como sulco nasogeniano (também chamado de “bigode chinês”), e face interna da coxa (quando afastadas).

Deve-se tomar muito cuidado com promessas de resultados imediatos, de procedimentos rápidos em consultório e com a banalização do procedimento. Por ser um procedimento cirúrgico, deve ser realizado em ambiente hospitalar, por cirurgião especializado e na presença de um médico anestesiologista, para que haja maior segurança e se reduza ao máximo os riscos de complicações.

A anestesia utilizada geralmente é a peridural (nas costas, semelhante a da cesariana) com sedação, para que a paciente durma durante o procedimento, ficando mais tranquila e relaxada enquanto o cirurgião plástico trabalha em sua obra de arte. No entanto, também pode ser realizada anestesia geral, dependendo da indicação em cada caso, ou anestesia local, se a área a ser tratada for bastante restrita.

Geralmente o procedimento exige internação de 24 horas, para que a paciente fique sob observação em ambiente hospitalar durante o período mais crítico de sua recuperação, que é o pós-operatório imediato. Utilizamos dreno na região posterior para que o excesso de líquido injetado para a cirurgia seja drenado, diminuindo, assim, o risco de formação de seroma (complicação mais comum em lipoaspiração, onde ocorre acúmulo de líquido seroso sob a pele, necessitando de punção com agulha em consultório). Esse dreno geralmente e retirado no momento da alta hospitalar.

É muito importante que a paciente mantenha repouso em casa por cerca de uma semana, evitando ficar sozinha, levantar-se bruscamente, dirigir ou tomar banho muito quente nesse período, pois como ocorre perda de sangue e líquido por ocasião da cirurgia, pode haver queda de pressão sanguínea, tontura e queda nesse período. Por isso faz-se muito importante a hidratação vigorosa com água, água de côco, sucos e isotônicos (Gatorade…) no pós-operatório. Deve-se também atentar para a alimentação, que deve ser rica em proteínas (carnes, ovos…) e ferro (carne vermelha, verdura verde escura), o que facilitará a sua recuperação e cicatrização, evitando consumo de chocolate, que pode ser prejudicial nesse período. Cuidado também deve ser importante para evitar aumento de peso, pois prejudicará o resultado da cirurgia.